ENTREVISTA MAX JEAN (DEBOA MX)
- Victor Mantovani
- 10 de jul. de 2024
- 7 min de leitura
Atualizado: 20 de jan.
O paulista Max Jean entrou nas redes sociais no final de 2019 por meio dos chamados “memes” com a página "DeBoaMX" voltado ao público do motocross/trilha/enduro e, desde então, aos poucos, seu trabalho foi ganhando proporções gigantescas em todo o país. A RootsMx bateu um papo com Max, que deste então é referência no offroad duas rodas.

RMX: Max, primeiramente, como você está?
MAX: E aí, Victor! Tudo certo por aqui, graças a Deus. Estou muito animado para essa entrevista!
RMX: Como surgiu a ideia da "DeBoaMX?"
MAX: Cara, foi em 3 de setembro de 2019. Eu tinha uma certa experiência com memes, desde os primórdios lá em 2009, quando os memes ainda eram ‘rabiscos’.
Eu também fui membro de um dos maiores e principais grupos de criadores de meme da South America Memes, e durante a Copa do Mundo de 2018, vários dos meus memes emplacaram, e comecei ficar conhecido como um dos principais ‘meme makers’ do cenário, naquele período. Me lembro de um com o atacante da seleção, Gabriel Jesus, que chegou a ser exibido no Globo Esporte e diversos programas esportivos na época. Foi também, o meme mais copiado por outras páginas, ao longo de toda a copa. No ano seguinte, eu decidi juntar a criatividade que tenho desde criança, com esse lance dos memes, pra falar de algo que eu amo. Então escolhi o motocross.


Meme criado por Max Jean que foi exibido na Rede Globo.
RMX: Além do mais, quando te perguntam o que é a "De boa MX", o que você costuma dizer?
MAX: Eu digo que é o sangue que corre em minhas veias. Meu estilo de vida. É a minha essência. Aos amigos próximos e familiares, fica mais fácil identificarem as semelhanças entre o criador e a criatura rs Mas a ‘Deboamx’ é meio que, uma digitalização do que eu sou. Divertido a maioria do tempo, mas não se engane, também falo sério quando é preciso. Sei das minhas responsabilidades como comunicador, mas acima de tudo, como pessoa. Além disso, esse trabalho que começou sendo visto por muitos, como uma brincadeira, sempre foi levado a sério por mim. Hoje eu realizo sonhos e vivo coisas que antes eu nem imaginava, ao lado de pessoas e profissionais incríveis! Fico muito feliz quando lembro, que para a maioria, foi a ‘Deboamx’ que me apresentou. Conheceram o Max, por conta da ‘DeBoa’. Já criei muitas coisas, ainda crio até hoje. Mas sem dúvidas, essa foi a melhor criação de todas.
RMX: Vi que você passou algumas pré temporadas no Wellington Garcia, como foi este momento a nível de aprendizado quanto piloto e de criação de conteúdo quanto à mídia?
MAX: Eu assistia os vídeos do Wellington no YouTube e dizia: Um dia eu vou estar lá!
Como eu disse anteriormente, criei a ‘deboamx’ em 2019. Em 2020 o mundo todo parou por conta da terrível pandemia. Mas em 2022 eu estava lá! Meu primeiro ano na Pré Temporada do WG21 em Goiânia. Foi um divisor de águas, tanto para minha experiência com moto, quanto para a criação de conteúdo. Já são 3 anos indo a Pré Temporada WG21, e digo com toda certeza: É uma das fases mais importantes do ano. Por conteúdo, por experiência, por tudo! Até hoje, eu não vivi nenhuma experiência parecida dentro do Motocross. Cara, o que ele oferece na pré temporada, é motocross multiplicado rs Tem muito a ensinar, basta saber como aplicar e se dedicar. Hoje, boa parte do que eu entendo de moto, aprendi com ele. Outra coisa incrível da Pré Temporada no WG: As amizades. Fiz grandes amigos ali, amigos que levo pra vida toda, amigo que já esteve comigo quando precisei, amigos que acreditaram em mim.. Enfim! Já são 3 anos seguidos, e irei outros 30 se houver haha.

CRF 250f de Max Jean no CT W21.
RMX: Hoje alguns papéis tomaram conta do cenário offroad, como por exemplo, vejo mais você tirando foto com fãs do que fãs pedindo fotos com pilotos. Como é isso para você?
MAX: Sabe, eu já me acostumei com isso. Mas no passado era estranho. Até hoje, quando alguém me diz: ‘Tira uma foto comigo, não posso perder essa oportunidade’ rs Cara, eu fico sem jeito. Sempre falo que sou uma pessoa comum, não faço nada de mais. Não tenho nada diferente, algo como esses caras fazem com as motos rs Mas com o tempo eu fui percebendo que a admiração e o carinho que as pessoas tinham por mim, continham diversas origens diferentes. Muitas pessoas já disseram que nos piores dias da vida dela, eu ajudei ela sorrir. Eu conversei com ela na DM do insta, e isso realmente é algo que eu faço muito. ‘Não é só motocross’ rs. Então eu acho que as pessoas vão criando um vínculo de amizade, mesmo que por distância, e quando me encontram, eu fico muito feliz de poder estar com eles também. A foto é só um detalhe. O melhor são os sorrisos que a galera dá quando me vê. Acho que eu consegui o que eu queria: Fazer as pessoas sorrirem.
RMX: Você já se decepcionou com alguém do cenário e/ou se surpreendeu com outros?
MAX: Sim. E eu acho totalmente normal. Em qualquer ambiente que estejamos hoje, raramente não iremos nos decepcionar com alguém. O outro lado da moeda? Eu também posso ter decepcionado. Cara, somos seres humanos, não tem jeito. Na maioria das vezes, nunca é algo tão importante ou difícil de resolver. Não sou uma pessoa que guarda mágoas, nunca fiz isso. Então é bola pra frente. Me decepcionei sim, mas me surpreendi muito mais. Pilotos, as famílias deles.. Chefes de equipe etc. Quando você conhece as pessoas por trás dos profissionais, é muito comum se surpreender. Existem pessoas sensacionais e seres humanos maravilhosos no motocross. Graças a Deus por isso. Pra cada um ‘zé ruela’, temos cinco ‘gente boa’. E assim que a vida é rs.
RMX: Como surgem suas ideias para a De Boa MX?
MAX: Cara, a maioria vem pouco tempo antes de postar, ou quando está havendo alguma corrida, eu faço o post no momento dos principais acontecimentos rs.
RMX: Quais são seus apoiadores/patrocinadores hoje? poderia falar deles?
MAX: Opa, então vamos falar de coisa boa rs.
Hoje tenho apoio oficial da Honda Motos do Brasil, tendo a CRF 250F como minha moto na Deboamx. Além de poder contar com toda a frota de motos Honda, para criação de conteúdos, principalmente on road. Sem falar da realização de testes de motos e lançamentos, que eu amo fazer haha
Muita gente pensa que eu tenho exclusividade com a Honda. Gostaria de esclarecer que não (Pelo menos por enquanto) Mas a minha gratidão por tudo que a Honda já fez por mim, toda confiança que eles sempre depositaram, me fazem realmente falar deles com amor. Muito amor, muita paixão. Quando falamos de moto, é a maior marca do mundo! Isso não é pra qualquer um. A Honda já me proporcionou dezenas de experiências incríveis, muitas estão entre as melhores da minha vida. Então eu costumo ter o mesmo respeito e admiração por todas as marcas. Sempre tive. Mas não tem como esconder quem mais me apoia, me incentiva e acredita em mim.
Continuando, eu tenho também a D’Lua Racing, loja de motos, equipamentos, e oficina especializada em off-road. O D’Lua dispensa comentários! Um dos maiores nomes no universo duas rodas, mecânico renomado, pessoas do Brasil inteiro confiam suas motos nos serviços do D’Lua. A loja e a oficina ficam na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.
Meus conjuntos e equipamentos são ASW Racing, que também me vestem com a linha ASW On Road, garantindo minha segurança e conforto nos diversos rolês que faço com motos pelo asfalto. Eu amo a ASW! É uma das marcas que eu mais me identifico, sou muito grato por vestir essa camisa!
E em primeira mão, anunciando aqui antes mesmo de anunciar na Deboamx rs
A Motul chega como apoio até 2025 e vai me proporcionar tudo que eu preciso para extrair o máximo de diversão e performance com as minhas motos. Seja nas ruas ou nas pistas, a Motul estará sempre comigo, e vai ajudar cuidar da minha moto, com os melhores produtos do mercado!
E essa é uma parceira de muitos anos rs
A Renova Grafix é a responsável por deixar minha CRF 250F ainda mais bonita. Só quem já usou Renova Grafix, sabe a qualidade que os caras tem.
Minhas capas de banco são PV Industries. Incríveis! Aprovadas por profissionais. Dispensa comentários. E é isso, sempre buscando ter os melhores ao meu lado.

Foto de Max Jean e sua CRF 250f com seus principais patrocinadores.
RMX: Vi que você está com um novo projeto, a MaxPowerSportsBR. Poderia falar mais sobre para quem ainda não conhece?
MAX: Essa é interessante. A @MaxPowerSportsBR surgiu de uma necessidade que eu sempre tive na @deboamx. Ela é uma alternativa para conteúdos, que até já levei para a ‘deboa’, mas que precisavam de um local para se concentrar. Estou começando do zero, e quero estruturar da melhor forma. Mas lá será um lugar onde encontrarão de tudo: Fórmula 1, Stock Car, Motovelocidade, Rally etc. Meu foco é estar nos eventos, e conteúdos presenciais. Outra intenção, é ter collab entre as duas páginas, quando o conteúdo for duas rodas, mas não for meme.
RMX: Quais são seus projetos futuros?
MAX: Quero apenas me manter no caminho que estou. Acredito que tudo vai se encaixando. Novas oportunidades, novas fases.. Ciclos se encerrando, outros começando. Vou com um passo de cada vez.
RMX: Quer falar sobre algo do qual não foi perguntado aqui nesta entrevista?
MAX: Vou aproveitar para agradecer todos que vieram até aqui pra ler, vocês são muito importantes! Junto com o apoio da minha família, vocês são a principal razão de eu continuar. Muito obrigado!
BATE BOLA
Ídolo internacional: Costumo dizer que não tenho ídolos, mas admiro e me inspiro em pessoas que fizeram acontecer. Como Internacional eu escolho o Cristiano Ronaldo. Sim, fora do MX, não me julguem haha. Mas considero o Cristiano, um dos maiores atletas que já existiram. Vencedor, super recordista, e acima de tudo: Batalhador. Sacrificou muito pra chegar onde chegou. 39 anos, quase a carreira toda no auge. Uma máquina! Exemplo de mentalidade e disciplina, pra qualquer atleta e de qualquer esporte.
Ídolo nacional: Ayrton Senna, sem dúvidas!
Comida preferida: Cara, sabe que não tenho preferências quando o assunto é comida? Mas sei lá, eu amo massas.
Filme/série preferida: Raramente assisto filmes, séries menos ainda.. Mas curto animações, filmes de ação e comédias românticas.
Estilo musical: Muito eclético, só não ouço funk, trap etc Meu estilo musical se baseia em rock e pop, tudo dos anos 60 pra cá.
Deveria ter mais no motocross: Não só no motocross, mas no Brasil todo: Inovação e transparência.
Deveria ter menos no motocross: Rifas e apostas.
Hobbies: Vídeo Game, muita moto, muita música, futebol e guitarra.
Sonho realizado: Vários, mas vou citar o último: Acelerar no autódromo de Interlagos.
Sonho não realizado: Ter condições de escolher alguém pra dar uma moto. Olhar pra história da pessoa, ver que ela merece, e presentear com uma moto. Seja pra ela trabalhar, no dia a dia, ou seja alguma para ela se divertir na trilha ou nas pistas. Não estou falando de sorteio ou rifa, estou falando de conversar com a pessoa e dar esse empurrãozinho, a moto que ela sonha. Eu sei que um dia eu vou fazer isso.
Comments